segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aprenda a reconhecer os sinais de um derrame cerebral

O EAD - Enfermagem a Distância oferece o curso Enfermagem em Neurologia. Acesse e Confira!


Neurologistas afirmam que, se uma vítima de derrame foi atendida nas primeiras três horas, todos os sintomas ou possíveis sequelas podem ser revertidas. Porém, nem todo mundo consegue reconhecer que uma pessoa está sofrendo um derrame

Alguns testes simples podem ser feitos para detectar o problema. O mais novo sinal de derrame é identificado ao pedir que a pessoa ponha a língua para fora. Se a língua estiver torcida e sair por um lado ou por outro da boca é sinal de derrame.

Outra forma indicada pelos médicos para identificar o problema é guardar três letras S, T e R, que representam as palavras em inglês Smile (sorria), Talk (fale) e Rice yours Arms (mexa seus braços).

Se ele ou ela têm algum problema em realizar qualquer destas tarefas, chame a emergência imediatamente e descreva-lhe os sintomas, ou leve a pessoa rapidamente a um pronto-socorro ou hospital.

O que se deve saber sobre um derrame?

Derrames acontecem rapidamente ou podem ocorrer ao longo de várias horas, com a situação piorando continuamente. O coágulo que está causando o derrame pode frequentemente ser dissolvido ou desintegrado, de forma que o sangue possa fluir novamente para o cérebro.

Nesses casos, o tratamento imediato pode significar a diferença entre um dano leve e uma deficiência grave permanente. Com o uso de medicamentos e outras tecnologias, os médicos podem parar a progressão de um derrame e limitar muito os seus danos.

Sintomas de um derrame:

- Repentina paralisia, enfraquecimento ou falta de sensibilidade no rosto, braço ou perna - normalmente em um dos lados do corpo;
- Repentina dificuldade de falar ou de entender a fala (afasia);
- Problemas repentinos de visão, incluindo o embotamento, a visão dupla ou a perda da visão;
- Vertigens repentinas, perda de equilíbrio ou perda de coordenação;
- Uma forte e repentina dor de cabeça, que pode ser acompanhada de uma rigidez na nuca, dor facial, dor entre os olhos, vômitos ou alteração de consciência;
- Confusão ou problemas de memória, orientação espacial ou percepção.

Fonte: VilaEqulíbrio - Por Carmem Sanches



0 comentários:

Postar um comentário