sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Doenças sazonais de verão: não deixe elas estragarem suas férias

O EAD - Enfermagem a Distância além de oferecer cursos de ótima qualidade, está sempre trazendo dicas para você!

Confira dicas do clínico geral e homeopata Dr. Sidney Kojima, da empresa de assistência domiciliar Dal Ben, para evitar insolação, otite, intoxicação alimentar, entre outras.


Se a exposição ao sol foi excessiva e resultou em insolação, escolha um lugar fresco e arejado e use roupas confortáveis. Se necessário, mantenha-se em repouso e recostado, aplicando compressas geladas.

Para não correr o risco de ter conjuntivite bacteriana, é preciso lavar bem as mãos, evitar levá-las aos olhos, bem como mergulhar em praias ou piscinas impróprias para banho. Não compartilhar toalhas ou maquiagens pode ajudar.

Como a otite é causada pelo contato excessivo com a água, o uso de protetores para o ouvido são indicados em alguns casos. Dores no ouvido que incomodam mas não apresentam secreção podem ser uma indicação.

Doenças de pele, como micose e bicho geográfico, devem ser tratadas com supervisão médica. Vale ficar atento a qualquer nova lesão de pele.

Evite ficar exposto por períodos prolongados ao sol. Usar filtro solar todos os dias e escolher se bronzear antes das 10h e após as 16h pode evitar queimaduras.

Beber líquidos constantemente é fundamental contra desidratação durante o verão, assim como a escolha por locais arejados com sombra e roupas leves. Deve-se maneirar nas bebidas alcoólicas e apostar em isotônicos e água de coco.

A principal dica do homeopata para não ter intoxicação alimentar é evitar alimentos que possam azedar com o calor, como maionese. Além disso, é importante lavar bem as mãos antes do preparo da comida e também no momento da refeição.

Para evitar a reprodução do mosquito transmissor da dengue, é preciso dar fim a criadouros, como pneus, pratos de vasos e garrafas com água parada. Casos de febre, mal estar, manchas avermelhadas na pele e dores no globo ocular podem indicar a doença.

As mulheres devem abolir o uso de calça apertadas e vestimentas que criem um ambiente quente e úmido na região genital, que favorecem a proliferação do fungo que causa a candidíase.

Fonte: R7 - Saúde

0 comentários:

Postar um comentário