terça-feira, 26 de março de 2013

Campanha de vacinação contra gripe quer imunizar 31,3 milhões em abril

O EAD - Enfermagem a Distância oferece o curso Imunização - Conceitos e Técnicas de Vacinas em Crianças e Adolescentes. Acesse e Confira!

Ministério da Saúde vai distribuir 42,9 milhões de doses em 65 mil postos.
Ação nacional ocorrerá entre os dia 15 e 26 e inclui oito grupos prioritários.

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (26), em Brasília, que pretende imunizar 31,3 milhões de brasileiros na 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai ocorrer de 15 a 26 de abril em 65 mil postos de saúde do país.

A meta representa cerca de 80% do público-alvo da ação, que é de 39,2 milhões. No ano passado, 26 milhões de pessoas receberam a vacina, o que representou 86,3% do público alvo.

Ao todo, serão distribuídas este ano 42,9 milhões de doses, que protegem contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no inverno passado: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B.

O grupo prioritário que será vacinado abrange gestantes, crianças entre 6 meses e 2 anos, idosos a partir de 60 anos, indígenas, presidiários, profissionais da saúde, doentes crônicos ou imunodeprimidos e mulheres até 45 dias após o parto (novo grupo). Com a inclusão dessas pacientes, deve haver um aumento de 30% no número de pessoas consideradas o público-alvo, saltando de 30 milhões para 39,2 milhões.

"Estamos reforçando neste ano que as mulheres, até 45 dias depois do parto, também devem se vacinar por dois motivos: primeiro porque elas têm as mesmas condições que indicavam a vacinação durante a gestação, e outra porque também poderão ajudar a proteger seus bebês", explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo Padilha, o governo federal quer estimular estados e municípios "a terem uma estratégia de busca ativa do público-alvo".

"Há, inclusive, equipes que irão a abrigos atrás de idosos que podem receber a vacina", disse.

No chamado "Dia D" da campanha – uma mobilização nacional prevista para o dia 20 de abril –, Padilha deve visitar Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Fonte: Bem-Estar

0 comentários:

Postar um comentário