segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase: saiba o que é, os sintomas e como se cuidar

O EAD - Enfermagem a Distância apoia essa luta!

Neste domingo (27) foi lembrado como o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase.



Você sabe o que é hanseníase? 

É uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo, podendo variar de dois e até mais de dez anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

O Brasil está em segundo lugar na taxa de hanseníase. Cada município é responsável pelo tratamento do paciente, feito de forma gratuita, pela atenção básica de saúde. É importante que seja feito o diagnóstico precoce.

Saiba mais sobre a Hanseníase

Como se transmite: por meio das vias respiratórias (tosse e espirro). A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.

Como saber se está com a hanseníase: olhe para o seu corpo e procure observar, nos braços e mãos, nas pernas e pés, no rosto, nas orelhas, nas costas, nas nádegas, os sinais e sintomas da doença.

Sintomas: uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato; caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos; engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade e/ou diminuição da força do quinto dedo; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; áreas com diminuição dos pelos e do suor; cortar-se ou queimar-se sem sentir dor.

Fonte: Tudo sobre.com

0 comentários:

Postar um comentário