terça-feira, 18 de outubro de 2011

Hepatice C: vírus grave que age silenciosamente


As hepatites virais mais comuns no Brasil são as causadas pelos vírus A, B e C. O vírus E é mais comum na África e na Ásia. Também existe o vírus D.

A evolução das hepatites depende do tipo de vírus. Os vírus A e E não se transformam em doenças crônicas. Os vírus B, C e D podem evoluir para infecções crônicas. O B e o C podem provocar o surgimento de cirroses e até de câncer.

O diagnóstico das hepatites B, C e D é feito por meio de exames sanguíneos específicos.

Hepatite C

Doença causada pelo vírus C (VHC)

Principais causas de transmissão:

* Transfusão de sangue antes de 1993, compartilhamento de seringas, agulhas, cachimbos e outros materiais usados no consumo de drogas.

* Materiais de higiene pessoal, como lâminas de barbear, escovas de dentes, alicates de unha e outrros objetos que cortam e furam.

* Materiais usados em tatuagens e colocação de piercings.

* Durante a gestação, da mãe infectada para o bebê

* Sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (forma mais rara de infecção)

Quando sabe-se que o paciente tem hepatite C, é feita uma biópsia de fígado, quando é retirado um pedaço do órgão para análise", explicou o hepatologista Tibério Medeiros, que atua no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, um dos centros de referência em Pernambuco para diagnóstico, tratamento da infecção por hepatite C e, nos casos mais graves, realização de transplantes.


Fontes: Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Hepatologia

0 comentários:

Postar um comentário