segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Células do coração de cobaias viram marca-passos naturais, diz estudo


Cientistas transformaram células cardíacas musculares em especializadas.
Pesquisa poderia ser opção futura a aparelhos que controlam batimentos.

Cientistas americanos converteram células musculares do coração de roedores em células especializadas que controlam os batimentos cardíacos desses animais. O estudo foi publicado online neste domingo (16) na revista "Nature Biotechnology".

Se o trabalho dos pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, na Califórnia, puder ser otimizado e adaptado para os seres humanos, haveria uma alternativa futura aos atuais marca-passos eletrônicos.

A equipe do autor Eduardo Marbán testou quatro genes que, durante o desenvolvimento embrionário, são extremamente importantes para a formação natural das células que controlam as pulsações. Um deles, chamado Tbx18, foi transferido para as células do coração das cobaias por meio de um vírus inativado e conseguiu converter as células da fibra muscular cardíaca – os cardiomiócitos – em marca-passos funcionais.

O pequeno grupo de células que naturalmente coordenam os batimentos do coração está localizado no nó sinusal ou sinoatrial, uma estrutura que fica na união do átrio direito com a veia cava superior. É lá que os batimentos cardíacos se originam.

Nesse local, há cerca de 10 mil células genuínas de marca-passo e, embora o número pareça grande, ele representa apenas 0,0001% das 10 bilhões de células do coração de um mamífero adulto.

Se a função dessas células diminui, por causa de fatores como envelhecimento ou doenças genéticas, as batidas começam a se tornar mais lentas ou fora de sincronia, levando-as ao colapso e à incapacidade de manter a pessoa viva. Atualmente, porém, o único tratamento disponível é a implantação cirúrgica de um marca-passo artificial, dispositivo que tem um alto custo envolvido.

Fonte: Bem Estar

0 comentários:

Postar um comentário