quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Saiba como lidar com os exageros no Natal

O EAD - Enfermagem a Distância além de oferecer cursos de ótima qualidade está sempre trazendo dicas importantes para você!


Parte importante do pacote de delícias natalinas, os doces devem ser consumidos com cautela. A ingestão de açúcar em excesso sobrecarrega o pâncreas, e essa energia vira gordura, podendo causar doenças cardiovasculares e diabetes. Aconselha-se substituir pudins e bolos por sorvetes e doces de frutas.

Não exagerar no consumo é o grande segredo em relação às bebidas. Doses moderadas de vinho ou champagne são as mais indicadas.

Frutas oleaginosas, como castanha do Pará, castanha de caju, nozes, possuem triptofano, substrato usado na fabricação de serotonina, que ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Frutas secas, como damasco, banana, maçã desidratada e caju são alimentos ricos em fibras e antioxidantes.

O peru assado no forno é uma boa pedida, já que se trata de uma carne magra, com menos gordura. A gordura fornece mais calorias do que os doces: 1g de lipídio tem 9 kcal, enquanto 1g de carboidrato possui 4 kcal.

Se o Natal foi marcado pelo excesso típico de comidas e bebidas, vale tomar bastante água e líquidos, para curar a desidratação decorrente do calor e do consumo de álcool. Os sucos são bons, mas devem ser consumidos com cautela quando muito ácidos .

Nenhum exercício físico deve ser feito após um dia de exagero. O corpo precisa de repouso no dia seguinte. Uma caminhada leve é ideal, pois não forçará o organismo.

O especialista afirma que uma regra fundamental é não comer além do que precisamos. Assim, o ideal é experimentar tudo sem ter de comer tudo. Comer exageradamente significa uma sensação de desconforto também no dia seguinte.

Fonte: R7 - Saúde

0 comentários:

Postar um comentário