sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Vacina contra HPV chega em 2013 ao SUS


Como o papilomavírus humano é altamente transmissível, a relação sexual não é a única forma de contágio. Nesse cenário, a vacina entra como uma forte arma preventiva.

De acordo com o Ministério da Saúde, a introdução da vacina contra o HPV deve acontecer ainda este ano, o que levanta a questão da prevenção do câncer de colo do útero. A prevenção desse tipo de câncer se dá pela diminuição dos fatores de risco, dentre eles a infecção pelo vírus HPV.

A utilização de métodos de barreira (uso da camisinha) ou a abstinência sexual diminuem o risco de exposição ao vírus. A realização periódica do exame preventivo ginecológico é essencial e o tratamento das lesões precursoras diminuem a incidência e a mortalidade pelo câncer do colo do útero.

— Apesar de eficaz, a vacina não protege contra todos os tipos de HPV, por isso é essencial usar camisinha nas relações sexuais, evitar múltiplos parceiros e fazer exames de rotina.

A vacina contra os vírus HPV 16 e 18 reduz a incidência de infecções persistentes e a chance de desenvolver um câncer do colo do útero em mais de 90% das mulheres vacinadas.

— O tratamento vai depender do estágio da doença, mas pode ser clínico ou cirúrgico. Por isso, reforço que os exames preventivos não podem ser esquecidos pela população.

Fontes: Futura e R7 - Saúde

0 comentários:

Postar um comentário