terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sorocaba apresenta cirurgia inédita no país


Na quinta-feira (17)  cerca de 300 especialistas do Brasil e do exterior  estiveram reunidos no Centro Administrativo do Grupo BOS para um grande intercâmbio de novas tecnologias.

Durante três dias do Sinbos (Simpósio Internacional do Banco de Olhos de Sorocaba) foi apresentada uma tecnologia inédita para o combate da presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada, um mal que atinge a população acima de 40 anos. A partir da divulgação em Sorocaba, a nova cirurgia deve ganhar o resto do país.

O encontro de grandes especialistas da oftalmologia discutindo procedimentos consolida  a cidade como referência em técnicas pioneiras no tratamento e cuidados com a visão.

“Queremos mostrar o trabalho importante que é realizado aqui no BOS, em relação ao ensino e à tecnologia”, diz o superintendente do grupo BOS, Edil Vidal de Souza.

“Este evento  é um dos mais importantes, se não o mais, sobre córnea na América Latina. O BOS costuma sair na frente no emprego destas novas técnicas”, explica o oftalmologista Leon Grupenmacher, um dos coordenadores do Sinbos.

Não se trata de uma nova técnica experimental para tratar a presbiopia. Na verdade, ela já pode ser aplicada após a liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que ocorreu em setembro deste ano.  Na Europa ela já é bastante difundida e suas vantagens têm merecido o reconhecimento da classe médica.

Neste tratamento é implantada uma lente muita fina, de 25 micras (equivalente à espessura de uma folha de celofane), no meio da córnea, para corrigir a distorção provocada por seu enrijecimento.   

“Antes, apenas quem tinha hipermetropia podia ser submetido à cirurgia. Agora também serve para quem tem miopia. Outra vantagem é que esta lente pode ser removida ou trocada a qualquer momento, de acordo com a necessidade do paciente”, diz Grupenmacher,  informando que ela é fabricada nos Estados Unidos e se chama Presbia.

Até então, a correção da presbiopia era feita com óculos ou mesmo cirurgia, sem garantir 100% de eficácia.

O proprietário da empresa que fabrica a Presbia também esteve em Sorocaba para acompanhar a cirurgia, transmitida ao vivo para a plateia do simpósio internacional.

Comemorativo/ O  Sinbos é bianual e realizado há dez anos,  geralmente no mês do aniversário da entidade. Em novembro, o BOS completou 16 anos.

O evento reuniu  renomados especialistas da oftalmologia mundial como Perry Binder e Yaron Rabinowitz, dos Estados Unidos; Massimo Busin, da Itália; Gustavo Tamayo, Colômbia e Maria João Quadrado, de Portugal.

De forma paralela ao simpósio foram realizados cursos complementares sobre banco de olhos, gestão de qualidade e auxiliar de enfermagem em oftalmologia.


0 comentários:

Postar um comentário