terça-feira, 10 de abril de 2012

Mais brasileiras fazem exames de prevenção de câncer, diz Saúde


Proporção entre as que fizeram mamografia e papanicolau chega a 73,3%.
Baixa escolaridade reflete em quase 20% a menos de mamografias feitas.

As brasileiras estão mais atentas ao risco de câncer e fazendo os exames necessários para prevenir a doença, segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (10). Nos últimos anos, cresceu o número de mamografias – que podem detectar o câncer de mama – e o de citologias oncóticas – ou exames “papanicolau”, para o diagnóstico do câncer de colo de útero. 

Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011) revela que a proporção de brasileiras que se submeteu ao exame de mamografia nos últimos dois anos subiu para 73,3%, enquanto que, em 2006, esse índice era de 71,2%.

Quanto à prevenção ao câncer de colo do útero, cerca de 80% das brasileiras fizeram o exame de citologia oncótica, mais conhecido como “papanicolau”, nos últimos três anos.

Foram entrevistados 54 mil adultos em todas as capitais e também no Distrito Federal, entre janeiro e dezembro de 2011.

Baixa escolaridade = menos exames

Ainda de acordo com o Vigitel 2011, quanto mais baixa a escolaridade da mulher, menor é a frequência da realização dos dois exames. O percentual das entrevistadas com mais de 12 anos de estudo que fizeram a mamografia foi de 87,9%, quase 20% a mais do que as mulheres com até oito anos de escolaridade (68,5%).

Já em relação ao papanicolau, 89,6% das mulheres com 12 ou mais anos de estudo realizaram o exame, 12,7% a mais do que as mulheres com até oito anos de escolaridade (76,9%).

Fonte: G1 - Ciência e Saúde

0 comentários:

Postar um comentário