quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Começa força-tarefa para vacinar 5,8 milhões contra hepatite B em SP


A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo começa a partir desta quarta-feira (11) uma força-tarefa para imunizar cerca de 5,8 milhões de paulistas contra a hepatite B. Neste ano, a vacina foi ampliada para atender a população até 29 anos de idade. Antes, essa imunização estava disponível gratuitamente para jovens até 24 anos.

A mudança na faixa etária que tem direito à vacina por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) vai beneficiar 3,7 milhões de pessoas. Cerca de 2,1 milhões de paulistas até 24 anos também vão poder completar o calendário de três doses da imunização contra a doença.

A meta da secretaria é aproveitar o período de férias escolares para imunizar a maior parte da população, especialmente adolescentes entre 15 e 19 anos. Segundo a secretaria, 1 em cada 3 jovens nesta idade ainda não foram vacinados em São Paulo. Os meses de janeiro e fevereiro terão regime de vacinação reforçados pelos municípios.

Postos de saúde paulistas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A vacina contra hepatite B também é obtida de graça por pessoas em grupos de risco como profissionais da indústria do sexo, usuários de drogas injetáveis, manicures, podólogos, profissionais da saúde e homens que fazem sexo com outros homens.

A segunda dose deve ser dada um mês após a inicial. Já a última imunização deve ser feita após seis meses da primeira.

Fonte: G1 Ciência e Saúde

0 comentários:

Postar um comentário