terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Reação alérgica grave a vacinas é ‘extremamente rara’, diz estudo


Um estudo publicado afirma que o choque anafilático – o ponto mais agudo de uma reação alérgica – causado pela aplicação de uma vacina é algo “extremamente raro”. A pesquisa foi publicada online pela revista “Archives of Disease in Childhood”.A reação alérgica é uma resposta exagerada do corpo a algum fator externo, e pode até levar à morte nos casos mais graves. Ela pode ser provocada por vários fatores, como alimentos específicos, elementos presentes no ar ou picadas de inseto, por exemplo.

Os autores usaram dados de casos em que havia suspeita de reação alérgica à vacina em crianças e adolescentes menores de 16 anos no Reino Unido e na Irlanda, nos anos de 2008 e 2009. Todos os relatos vieram de médicos.

Dos 15 casos suspeitos, em apenas sete foi confirmado o choque anafilático. Nesse período, cerca de 5,5 milhões de crianças foram imunizadas.

Na vacina contra o HPV, foram registrados 14 casos para cada 100 mil doses. A vacina contra o sarampo se mostrou ainda mais segura: 12 casos em cada 100 mil.

“São dados extremamente tranquilizadores para o público em geral e para os profissionais de saúde”, concluíram os pesquisadores no artigo.

G1 - Ciência e Saúde

0 comentários:

Postar um comentário