sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Endometriose – definição, sintomas e tratamento


O EAD – Enfermagem a Distância disponibiliza o curso de Enfermagem e a Saúde da Mulher, acesse e confira!

O que fazer em caso de cólica? Por que ocorre a endometriose e qual o melhor tratamento? A pílula do dia seguinte pode aumentar o fluxo da menstruação?

Segundo os médicos, compressas de água quente, bebidas quentes (como chás e achocolatados) e exercícios aeróbicos moderados são ótimos hábitos para combater a cólica menstrual. Hidratar-se bem nessa fase também é muito importante.

O fluxo menstrual normal é, em geral, de até meio copo (entre 50 e 100 ml) liberado de três a cinco dias. Durante a vida, uma mulher menstrua cerca de 400 vezes. Quem engravida e amamenta perde em média 20 ciclos.

Algumas mulheres param de ter cólicas após a gestação, pois nesse período há uma produção enorme de progesterona, hormônio que faz com que o endométrio atrofie.

É preciso observar sempre seu padrão menstrual e, quando houver mudanças para mais ou para menos, é sinal de que algo diferente está acontecendo e necessita investigação.

Endometriose

Considerada uma doença das mulheres modernas, que levam uma vida mais estressante, a endometriose é a presença do endométrio (camada que reveste a cavidade do útero, preparando-o para receber o embrião) fora do útero.

Quando não ocorre fecundação, normalmente esse tecido se descama e é eliminado pela menstruação. Na doença, o endométrio se implanta fora do útero, migrando por meio da corrente sanguínea para os ovários, ligamentos pélvicos, intestinos, bexiga, apêndice e vagina.

Em casos mais raros, pode ser encontrado em outras partes do corpo, como pulmão e sistema nervoso central. Isso faz com que o problema seja tratado de maneira multidisciplinar, por especialistas de diversas áreas.

Uma teoria considerada para o desenvolvimento da doença são falhas no sistema imunológico. Outra hipótese estuda a transformação de células que assumem as características do endométrio fora do útero.

No Brasil, cerca de 6 milhões de mulheres têm endometriose. No entanto, por ser uma doença que apresenta diferentes sintomas ou até assintomática, o diagnóstico demora em média sete anos, entre o início dos sinais e a descoberta, que se dá por videolaparocopia.

Em pacientes com menos de 20 anos, esse tempo é ainda maior, de cerca de 12 anos. Entre 10% a 15 % das mulheres na faixa dos 15 aos 48 anos têm endometriose.

Principais sintomas:
- Dor para evacuar ou urinar durante o fluxo
- Dor na relação sexual
- Dor entre as menstruações
- Dificuldade para engravidar

Tratamento

A endometriose pode ser tratada por cirurgias (para retirar focos de sangue), em que geralmente são feitos pequenos cortes, e/ou por tratamentos hormonais, com o uso de pílulas ou outros hormônios.

O anticoncepcional oral é um dos métodos mais populares de tratamento, mas é preciso ter indicação médica, pois são comprimidos específicos para esse caso.

Fonte: Bem Estar

0 comentários:

Postar um comentário