segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dicas para quem quer ser ou é mamãe

O EAD - Enfermagem a Distância oferece o curso Enfermagem Obstétrica. Acesse e confira!

Se você é (ou pretende) ser mãe, aprenda alguns cuidados com sua saúde — antes, durante e depois da gravidez.

Implantes mamários e maternidade

Será que implantes de silicone podem atrapalhar na amamentação? Segundo o cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Alexandre Piassi, não há nenhum risco para as atuais ou futuras mamães, mas é necessário que médico e paciente conversem abertamente sobre o assunto para que tudo seja bem planejado.

Como escolher a maternidade

O compromisso com o bem-estar do filho é uma preocupação constante das mães e que surge antes de seu nascimento. Por isso, a maternidade escolhida deve ser capacitada para cuidar da saúde da mãe e do bebê. A coordenadora da Maternidade São Luiz Unidade Itaim, Dra. Márcia Maria da Costa, destaca dois pontos importantes: que a maternidade tenha UTI’s que atendam adultos e bebês, caso ocorra alguma complicação no parto, além de uma equipe diversificada de médicos de várias especialidades, habilitados a atuar de maneira multidisciplinar em gestação de alto risco ou em um pós-parto complexo 

Nutrição

É quase impossível resistir à tentação dos carboidratos, como pão e macarrão. Apesar destes alimentos serem ricos em energia, as mulheres têm certo medo de consumi-los com medo de engordar. Porém, a nutricionista Vanderli Marchiori faz um alerta importante:

– As mães precisam de energia dobrada para atuar no mercado de trabalho, cuidar de seus filhos, do marido, sem descuidar de si mesmas. Por isso, esses alimentos são essenciais para elas.

Importância da amamentação

Os benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais do aleitamento materno são bem conhecidos, mas poucas mães sabem que a amamentação tem reflexos futuros na fala, respiração e dentição da criança. Ao ser amamentado, o bebê faz um exercício físico importante, a sucção do peito, que é essencial para o desenvolvimento bucal, da musculatura e da estrutura óssea.

Prevenindo estrias na gravidez

Uma das coisas que mais preocupa as futuras mães são as estrias, pois, conforme a barriga cresce, a pele estica, facilitando o surgimento destas lesões. A dermatologista Christiane Piazza, mestre em Dermatologia pela Universidade de São Paulo, dá a dica para evitar o problema:

– Na gravidez, as estrias costumam surgir a partir do sexto mês e podem aparecer no abdome, mamas, quadris e nádegas. O acompanhamento pré-natal, a dieta adequada, e o uso diário de hidratantes de qualidade indicados pelo médico podem auxiliar na prevenção do problema, afirma a Dra. Christiane.

Atenção às cólicas

A Endometriose é uma doença hereditária que demora, em média, oito anos para ser diagnosticada, pois as mulheres não veem as cólicas como um sintoma importante. Estudo da UNIFESP feito com cerca de 100 brasileiras no final de 2011 revelou que mulheres com endometriose são menos satisfeitas com a vida sexual quando comparadas com mulheres saudáveis.Por ser progressiva, o tratamento da endometriose é mais eficaz quando feito no estágio inicial da doença, ou seja, assim que descoberta.

Fonte: R7 - Saúde



0 comentários:

Postar um comentário