sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CARNAVAL 2012


O EAD - Enfermagem a Distância apoia a Campanha contra a AIDS no carnaval 2012!


Campanha contra a Aids no Carnaval 2012 foca uso da camisinha

O Ministério da Saúde iniciou a campanha do carnaval com um pôster dirigido às travestis que mostrava um casal homossexual trocando carícias em uma boate. Foi a primeira vez que o Ministério da Saúde apresentou um material específico para esse público na campanha de carnaval. 


Entretanto, houve mudança de planos, não haverá um casal homossexual, como o vídeo postado no site do Ministério da Saúde e retirado em seguida. Foi um erro, segundo a pasta, ter disponibilizado o vídeo no site. A retirada gerou críticas de entidades da sociedade civil de combate à aids e é vista como um recuo do governo.

Com o tema ‘No Carnaval rola de tudo, só não rola sem camisinha’, o vídeo para a rede nacional de TV é apresentado por dois jovens – um homem e uma mulher – que falam sobre a incidência da aids, o aumento de 10% de casos da doença entre os jovens gays e o uso regular de preservativos por apenas 43% dos jovens.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que a mensagem dá prioridade aos dados epidemiológicos e busca sensibilizar a juventude para o fato de que a aids não tem cura. A ideia, segundo ele, é usar estratégias de comunicação diferentes para a população em geral e o público gay. “O conteúdo que queremos passar na TV aberta para o conjunto da sociedade não era possível fazer naquela estratégia de vídeos para o público específico”, disse o ministro. Com informações da Agência Brasil.

Independente das críticas, os vídeos focam a principal forma de combater a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis: o uso regular de preservativos, o que é feito por apenas 43% dos jovens brasileiros.

Além disso, as peças trazem a mesma mensagem, de sensibilizar a juventude para o fato de que a Aids não tem cura e é preciso atenção redobrada durante a festa de Carnaval.

Não importa de que lado você esteja, USE CAMISINHA!

Fonte: Ministério da Saúde / Rank Brasil
Adaptação: Ana Laís

0 comentários:

Postar um comentário