quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ministério da Saúde aprova plano estadual para a Rede Cegonha


Com objetivo de validar as ações para a Rede Cegonha na região, representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) reuniram-se nesta quarta-feira (8), no auditório do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), com técnicos do Ministério da Saúde para apresentação do Plano Estadual da Rede Cegonha.

A reunião teve a presença de representantes das coordenações estaduais de Humanização, Saúde da Criança, Saúde da Mulher e Saúde do Adolescente. Também estiveram presentes representantes da Fundação Santa Casa de Misericórdia, Hospital Regional Abelardo Santos e Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

Segundo o coordenador de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, o encontro avaliou as ações elaboradas pelo Estado e definiu as estratégias para o funcionamento imediato da Rede Cegonha. “Estamos estudando as ações para ver se estão de acordo com as portarias que normatizam o funcionamento da Rede Cegonha”, explicou.

Paulo Bonilha informou que, para 2012, o Ministério da Saúde vai liberar R$ 25 milhões para a melhoria de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal dos principais hospitais do Estado. “O Pará é prioridade para o Ministério de Saúde. O Estado começou a funcionar parcialmente a Rede Cegonha na atenção neonatal em dezembro do ano passado, por meio do plano emergencial. Estes custos darão suporte para a atenção humanizada à mãe e o bebê, incluindo acompanhantes para estas mulheres”, afirmou.

A Rede Cegonha contempla o repasse de recursos para obstetrícia compreendendo uma série de ações de atenção à saúde, na melhoria do pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, do parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança até os dois anos de vida. “A partir do plano de ação é que o Estado informa o número de gestantes que vão precisar dos de todos estes cuidados. Nossa intenção é que todas as grávidas tenham vaga garantida na hora do parto”, observou Paulo Bonilha.

Cuidados – Para o coordenador estadual de Humanização, Guilherme Martins, a Rede Cegonha fortalece a qualificação de profissionais e garante um parto humanizado. “As ações são baseadas em boas práticas, criando condições favoráveis para a mulher e segurança na garantia de leitos”, disse.

Entre as ações da Rede Cegonha já aprovadas no Estado, estão a estrutura de serviços voltados para um centro de parto normal no Abelardo Santos e Santa Casa de Misericórdia; uma casa para gestantes e bebês, espaço onde a mulher ficará enquanto a criança estiver internada e também para a gestante próxima de dar à luz. Além disso, está prevista a reforma de ambientes do Hospital Abelardo Santos, Santa Casa e Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

Michele Monteiro, técnica da coordenação estadual Saúde da Mulher, ressaltou que a Sespa tem o projeto de Planificação da Atenção Primária em Saúde com objetivo de fazer um diagnóstico da Atenção Primária. “Este projeto visa o fortalecimento Atenção Primaria reduzindo a morbimortalidade por questões agudas com foco na área da saúde criança”, reforçou.

No Pará, a Rede Cegonha se iniciou pela região metropolitana, abrangendo os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara, conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O programa também já está pactuado para a ampliação dos serviços em todo o Estado até 2014.

Fonte: Agência Pará

0 comentários:

Postar um comentário