quinta-feira, 29 de março de 2012

Ministério da Saúde anuncia novos exames pré-natais em 228 municípios

O EAD - Enfermagem a Distância disponibiliza os cursos Enfermagem Obstétrica e Sistema de Saúde Pública no Brasil. Acesse e Confira!

Testes fazem parte do projeto Rede Cegonha, lançado em 2011.
Repasse de verba foi anunciado no Diário Oficial da União.

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (29) que os exames pré-natais oferecidos pela Rede Cegonha chegarão a mais 228 municípios, em 13 estados. O repasse de verbas da União para os municípios, que possibilita os novos exames, foi publicado no Diário Oficial da União.

O programa oferece 14 novos exames voltados à gestante, além dos que o Sistema Único de Saúde (SUS) já garantia. As principais novidades são testes específicos contra doenças, como o de HIV, o de sífilis e o de anemia falciforme. A ultrassonografia também foi ampliada com a medida.

Antes destes 228 municípios, outros já haviam recebido repasses do governo relativos a estes exames, e mais localidades devem ser beneficiadas no futuro.

A Rede Cegonha foi lançada em março de 2011 e depende de um plano de ação que envolve municípios e estados. Por isto, o repasse é feito aos poucos, à medida que os municípios se organizam para oferecer os serviços. Até 2014, o governo pretende investir R$ 9 bilhões no atendimento às gestantes.

Fonte: G1 - Ciência e Saúde

0 comentários:

Postar um comentário