quinta-feira, 15 de março de 2012

Câncer na infância aumenta risco de infertilidade na fase adulta

O EAD - Enfermagem a Distância está sempre trazendo notícias para você!

Testes realizados na Alemanha apontaram suspeita entre ex-pacientes de câncer


Sobreviventes do câncer na infância têm um risco maior de sofrer de infertilidade na vida adulta. Esta é a conclusão a que chegou Magdalena Balcerek e seus co-autores em um estudo publicado na Alemanha, o Deutsches Ärzteblatt Internacional. 

Em uma pesquisa nacional alemã sobre a infertilidade após o tratamento para o câncer na infância e na adolescência, os autores coletaram dados de ex-pacientes de oncologia pediátrica. 

Dos 2.754 participantes, 1.476 tinham sido tratados contra a leucemia e 1.278 contra tumores sólidos. No total, 210 desses pacientes toparam testado sua fertilidade. 

Depois disso, o risco de infertilidade foi encontrado em 30% deles. Em um subgrupo de 23%, entre os que foram testados, foi dito que eles e seu parceiro falharam na tentativa de conceber um filho, durante dois anos tendo relações sexuais, cumprindo assim a definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) acerca da infertilidade. 

Em uma segunda investigação, na qual 201 sobreviventes de câncer infantil aceitaram fazer testes de hormônios e análise de esperma, o risco de infertilidade foi apresentado em um quarto deles. 

Com base nessas descobertas, os pesquisadores concluem que os pacientes e / ou seus pais devem ser informados sobre possíveis medidas de preservação da fertilidade antes do início do tratamento.

Fonte: R7 Sáude

0 comentários:

Postar um comentário