sexta-feira, 2 de março de 2012

Diabetes do tipo 2

O EAD - Enfermagem a Distância oferece cursos gratuitos*e sorteia brindes todos os meses. Aproveite!

Equipe faz testes com nova droga contra diabetes nos Estados Unidos
Remédio TAK-875 reduziu açúcar no sangue de pacientes em estudo.
Dados sobre a novidade foram divulgados na revista médica 'The Lancet'.

Um estudo norte-americano apresenta uma nova droga para o mercado de remédios contra a diabetes do tipo 2, doença que afeta a capacidade do corpo em utilizar o açúcar (glicose) disponível no sangue para gerar energia. A medicação recebeu o nome de TAK-875.

Segundo a pesquisa divulgada na edição desta semana da revista médica “The Lancet”, a droga é capaz de controlar o nível de açúcar em circulação sem deixá-lo baixo demais durante os momentos de jejum -- efeito colateral comum a remédios tradicionais para o tratamento da doença como as glimepiridas.

O tipo 2 é a forma mais comum da doença e afeta 90% dos 285 milhões de diabéticos no mundo. É causada por uma resistência do corpo à ação da insulina, a substância responsável por permitir a entrada do açúcar do sangue nas demais células do corpo.

A droga ainda está em fase de experimentos clínicos, coordenados pela Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan. Na fase 2 dos testes, os pesquisadores contaram com 426 pacientes.

Depois de 12 semanas, os pacientes que tomaram TAK-875 apresentaram queda nos níveis de hemoglobina glicosilada – testes sobre essa substância mostram quanto açúcar ainda se encontra ligado à hemoglobina, a substância dentro das células vermelhas do sangue que transporta o oxigênio.

O medicamento apresentou poucos efeitos colaterais e os níveis de hipoglicemia (pouco açúcar no sangue) foram os mesmos que os apresentados por pacientes que receberam placebos.

Fonte: G1 - Ciência e Saúde

0 comentários:

Postar um comentário