quinta-feira, 18 de outubro de 2012

18 de Outubro - Dia do Médico


O EAD - Enfermagem a Distância parabeniza a todos esses heróis que dedicam sua vida salvando outras vidas!



Você sabe como foi escolhido o dia do médico? 

O Dia do médico foi escolhido dia 18 de outubro, porque a Igreja Católica resolveu homenagear São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, e padroeiro da medicina; Ele teria estudado medicina, e a tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV. 

Sobre a medicina 

Medicina é a ciência que pesquisa a natureza e a origem das doenças humanas, na busca pela prevenção, controle e cura das mesmas, preservando assim, a saúde de todos. A palavra “Medicina” vem do Latim “Mederique” que significa Tratar e Curar. 

Desenhos rupestres mostram que na pré-história, o homem já reconhecia algumas doenças, e o efeito terapêutico de plantas que podiam curar, além do frio, calor e luz solar. Isso nos leva a crer que a ciência surgiu de forma experimental, como resultado de experiências técnicas, ainda rudimentares, e de conhecimento empírico, como exemplo, tomar banho frio para baixar a febre. 

Hipócrates, o grego, (460-377 a.C.) é considerado o pai da medicina. Foi Hipócrates quem organizou e escreveu em textos e se preocupou em descrever os sinais e sintomas de várias doenças e tentar montar uma linha de raciocínio deixando de lado o determinismo dos deuses (uma pessoa adoeceria por vontade divina).

0 comentários:

Postar um comentário