segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Campanha Outubro Rosa: mês de conscientização sobre o câncer de Mama


O EAD - Enfermagem a Distância, durante todo o mês de outubro está cor de rosa, em apoio a Campanha Outubro Rosa. Acessem: www.enfermagemadistancia.com.br e confiram!

Hoje, o Câncer de Mama, é um dos tipos de câncer que matam mais mulheres em todo o mundo. Muitas já enfrentaram a doença e venceram. A Campanha pela conscientização serve para lembrar as mulheres de como é importante fazer o auto-exame de mama, assim como uma consulta ao ginecologista, pelo menos uma vez ao ano. Um toque pode salvar, esse câncer tem cura.

Logo no início, o câncer de mama é pequeno, quase imperceptível, além de não apresentar sinais ou sintomas. Porém, devido seu crescimento acelerado, pode apresentar mudanças na aparência ou sensibilidade da mama. Segue alguns dos sintomas que podem aparecer:
  • Irritações ou ondulações na pele do peito;
  • Secreção mamilar, incluindo sangue;
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo, ou da mama;
  • Afundamento do mamilo ou dor na área;
  • Espessamento ou inchaço de um parte dos seios;
  • Dor em qualquer parte da mama;
  • Qualquer mudança no tamanho ou formato das mamas.
O Outubro Rosa é uma campanha para estimular mulheres de 45 a 69 anos de idade a realizarem a Mamografia. Aderindo a campanha, haverá no Salão Negro, no Congresso Nacional, o ato de iluminação, onde toda a fachada do Congresso ficará cor de rosa, cor que simboliza a luta contra o Câncer de Mama. Outros prédios que também ganharão iluminação rosa, são os principais monumentos do Distrito Federal, como a Torre de TV e a Catedral de Brasília. Tais prédios públicos, devem ficar iluminados durante todo esse mês.

Os prédios públicos ficarão iluminados por todo o mês de outubro


O Outubro Rosa tem, também, o objetivo de estimular a participação da população, empresas e entidades na prevenção e combate ao câncer de mama. Participe você também. Se você é mulher, faça o auto-exame, e procure um ginecologista, principalmente em caso de qualquer suspeita. E vocês rapazes, conversem com sua mãe, namorada, irmã, sogra, amigas, enfim, todas as mulheres que vocês conhecem, para que elas se cuidem.

0 comentários:

Postar um comentário