quinta-feira, 14 de junho de 2012

Governo lança campanha para vacinar 13,5 milhões contra paralisia infantil


Vacinação contra a poliomielite começa neste sábado e vai até 6 de julho.
Pela primeira vez, a primeira e a segunda doses poderão ser injetadas.


O governo federal lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que terá início em todo o país no próximo sábado (16). A meta é vacinar contra a paralisia 13,5 milhões de crianças – 95% do público-alvo da campanha, que é de 14,1 milhões – em todos os estados. A campanha segue até 6 de julho e tem como novidade a versão injetável.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foram compradas mais doses do que a meta de vacinação, para que as crianças que não forem imunizadas possam ser vacinadas, independentemente da campanha.

De acordo com o Ministério da Saúde, todas as crianças menores de 5 anos precisam ser imunizadas. É necessário que os pais levem a caderneta de vacinação para atualização e verificação de quais vacinas faltam ser aplicadas.

Segundo Padilha, haverá cerca de 115 mil postos de vacinação em todo o país, distribuídos entre unidades de saúde da rede pública, associações, rodoviárias, escolas, entre outros locais.

"Para o SUS [Sistema Único de Saúde], a campanha tem poder muito grande. Nós temos um ganho importante com esses projetos. As crianças terão a chance de atualizar o calendário de vacinas, o Brasil proteger as crianças contra a pólio", disse Padilha.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues, informou que quem receber a imunização a partir de agosto terá ministrada a vacina injetável nas duas primeiras doses. "As estapas que faltarem, no caso a terceira e a quarta, serão orais", disse. A criança que receber a vacina oral durante a campanha receberá três reforços também de forma oral.

O ministério informou ainda que serão distribuídas 23 milhões de doses da vacina oral. Serão investidos R$ 37,2 milhões em repasses ao Fundo Nacional de Saúde para estados e municípios aplicarem as vacinas. Alexandre Padilha informou que cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na campanha.

Último registro

O último caso da doença registrado no país foi em 1989, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. De acordo com o ministério, não existe tratamento para a pólio e a única prevenção é a vacina.

Entre 2007 e 2011, 35 países registraram casos de poliomielite. "Afeganistão, Nigéria e Paquistão ainda são países considerados endêmicos, ou seja, a doença ainda se propaga de forma continuada. Por isso devemos manter a prevenção no país, apesar da erradicação do vírus desde a década de 1990", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Doença

Poliomelite, pólio ou paralisia infantil é uma doença contagiosa que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge, principalmente, crianças com até 5 anos.

O vírus da doença se desenvolve na garganta ou nos intestinos e se espalha pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o micro-organismo paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.

Fonte: G1 - Ciência e Saúde



0 comentários:

Postar um comentário