segunda-feira, 11 de junho de 2012

São Paulo tem programação especial para alertar sobre violência contra idosos

O EAD - Enfermagem a Distância oferece o curso Enfermagem e a Saúde do Idoso. Acesse e confira!

Palestras, seminário, baile e sessão de cinema serão promovidos nos centros de referência das zonas norte e leste 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove a partir de hoje, segunda-feira, 11 de junho, uma programação especial e gratuita em seus dois centros de referência para idosos, nas zonas norte e leste da capital paulista, em celebração à Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

O objetivo é sensibilizar a comunidade, profissionais de saúde e, principalmente, as pessoas com 60 anos ou mais, para a necessidade de garantir o pleno exercício da cidadania na terceira idade.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado no dia 15 de junho, data instituída pela ONU que define, como violência “o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou possa resultar em lesão, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação”.

-- Infelizmente, a violência contra a pessoa idosa, seja física ou verbal, ainda é uma realidade. E há muitas vítimas que não procuram ajuda ou mesmo registro de queixa, seja por afeto ou dependência do agressor, destaca Wladimir Taborda, coordenador do Programa “São Paulo Amigo do Idoso” pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Neste 11 de junho, o prédio do Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte vai ganhar um grande laço vermelho para lembrar a data. Já no dia 12, todos os colaboradores, pacientes e profissionais estão convidados a assistir ao filme “Mamãe faz 100 anos” e, após a exibição do filme, especialistas estarão no local para discutir o tema.

Todos os colaboradores e profissionais da unidade realizarão, na quinta-feira (14), atividades para a sensibilização quanto ao tema violência. Encerrando as atividades da semana, o CRI Norte realiza, em 15 de junho, o I Seminário sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa.

Já no Centro de Referência do Idoso da Zona Leste, a partir do dia 11 e durante toda a semana, os grupos participantes das diversas áreas de convivência do Instituto serão abordados com debates sobre os temas queda e violência. Para os dias 13 e 14 de junho, o instituto preparou, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profº Milton Cruzeiro, o programa Intergeracional, com o objetivo de integrar e propiciar convivência entre as gerações (idosos e adolescentes), além de fomentar reflexões e ações que possibilitem o conhecimento e o respeito sobre o envelhecimento.

No dia 14 o instituto oferecerá, ainda, uma aula especial de flexibilidade e equilíbrio para prevenção de quedas. Para encerrar a semana especial, a unidade promoverá, no dia 15 de junho, um baile contra a violência aos idosos.

Fonte: R7 - Saúde

0 comentários:

Postar um comentário