terça-feira, 19 de junho de 2012

Médicos usam matemática para prever mau funcionamento de marca-passo

O EAD - Enfermagem a Distância oferece o curso Enfermagem em Cardiologia. Acesse e confira!

Ferramenta ajuda a saber exatamente quando dispositivos cardíacos implantáveis devem ser substituídos

Cientistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveram um modelo matemático capaz de reduzir o risco de complicações decorridas do uso de dispositivos implantados no coração.

Marca-passos e desfibriladores cardíacos implantáveis (ICDs) podem salvar a vida de pacientes. No entanto, algumas vezes a rede que os liga ao coração precisa ser removida para o tratamento de infecções perigosas e outras complicações, tais como quando um dispositivo deixa de funcionar normalmente.

A nova ferramenta ajuda os médicos a saber exatamente quando esses equipamentos devem ser substituídos ou devem ter suas baterias trocadas.

Os pesquisadores agora estão transformando a ferramenta em um aplicativo para celulares que os médicos vão poder usar durante as consultas.

"Aproximadamente 60% dos pacientes que são atualmente elegíveis para receber um dispositivo implantável optam por não receber a terapia. Uma razão importante é a percepção do risco de complicações desses dispositivos sem fio", afirma o pesquisador Martin C. Burke.

Segundo os pesquisadores, entre esses pacientes, estão aqueles mais jovens, com 50 anos, que atrasam o implante de um dispositivo em função de preocupações sobre o que vai acontecer com o equipamento ao longo do tempo.

Ao ajudar a prever problemas futuros antes que eles ocorram, a ferramenta pode permitir que mais pacientes possam se beneficiar destes dispositivos cardíacos.

"Com esse modelo, pacientes e seus médicos vão se sentir mais confortáveis sabendo que é possível resolver os problemas antes que eles aconteçam. Saber quando extrair ou não um dispositivo com base na segurança do paciente é ao fator mais importante desta pesquisa", destaca Burke.

Fonte: Isaude.net

0 comentários:

Postar um comentário